Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O que é realização para você?

Olha o final de ano aí!
Um tempo de retrospectivas, aprendizados, celebrações e planos, certo?

No termômetro das redes sociais, o espírito parece pessimista. Mas, pare e pense: o ano é um tempo complexo demais para reclamar de maneira simplista via status virtual. São 2 semestres, 4 estações, 12 meses, 52 semanas, 365 dias em que acontecem desafios diversos, vitórias, celebrações, conquistas, férias, praia, festa junina, carnaval, aprendizados, brindes, aniversários, encontros e desencontros, muitas noites de sexta, muitas manhãs de segunda. Então por que cair no estigma de que o ano não foi bom o suficiente?

Pense em cada realização e desafio que venceu, com todas as suas nuances, ritmos, parcerias, e organicidade. O tempo é igual para todos e nem a pressa ou a prece fará o ano de alguém ter uma horinha a mais ou a menos! Então, foca nas realizações. Elas marcam o nosso 2016. E o que não foi realização pode virar aprendizado e melhorias para 2017.

Nós da Benfeitoria, acreditamos que o mundo melhora através das ações e não das reclamações. Nós fomentamos a feitoria, o cuidado e a colaboração para transformar carência em potência e fortalecer o coletivo através da criatividade. O financiamento coletivo possibilita que sonhos, esperanças, ousadias, realização e transformações do mundo que queremos. Por isso nossa retrospectiva de 2016 vem recheada de prazer e brilho no olho, de agradecimentos às pequenas vitórias. Se alguém tinha dúvidas do poder de mobilização do coletivo e da possibilidade real de botar pra fazer e empreender através do Crowdfunding, chegamos nesse dezembro com argumentos e acontecimentos de sobra pra comprovar que esse modelo veio para ficar!

Em um ano de inúmeros desafios políticos e dificuldades econômicas a arrecadação para projetos na Benfeitoria cresceu 50% com muita garra e ousadia.

Parceiros e Canais

E porque não começar falando da ousadia de lançar 6 canais com parcerias especiais que ampliaram o poder de mobilização para temas e objetivos comuns.

Abrimos o ano convocando, junto com o Sebrae-RJ projetos voltados para Negócios de Impacto Social em um canal que oferecia orientação empreendedora com selo Sebrae aos selecionados. Foram 8 projetos de sucesso que arrecadaram, juntos, mais de 170 mil reais.

Em abril, lançamos um canal voltado à mulheres empreendedoras numa parceria com a ONU Mulheres e a Think Olga. Buscamos as Mulheres de Impacto para fomentar a transformação de ambientes e realidades através do empoderamento feminino. Foram 8 projetos de sucesso que arrecadaram, juntos, mais de 230 mil reais.

Ainda em Abril lançamos o Canal Teto Brasil, voltado a arrecadação de fundos para construção de casas pré-moldadas de emergência em comunidades precárias em que o Teto atua no Brasil. Foi uma maratona de campanhas dos Trabalhos de Inverno (TDI), divididas por estado, começando pelo Rio de Janeiro, seguido por São Paulo e terminando com o Paraná. Foram 16 campanhas de sucesso que arrecadaram, juntas, mais de 520 mil reais para a construção coletiva que impactou a vida de mais de 100 famílias.

Construímos mais um Canal de MATCHFUNDING, lançado em junho, numa parceria com a Youse Seguradora que buscava projetos para difundir a cultura do cuidado e da colaboração. Foram 9 campanhas de sucesso, mais de 1200 benfeitores envolvidos e quase MEIO MILHÃO DE REAIS movimentados em prol da economia colaborativa. Um orgulho e mais um aprendizado de que a parceria de empresas com o coletivo, além de inovadora, dá certo e impulsiona boas ideias.
E não paramos por aí. Em julho a ciclomobilidade entrou na pauta e veio para ficar. No Canal Primeiro Passo, em parceria com o Itaú e o ITDP recebemos quase 100 projetos de todo o Brasil. Desses, O 6 selecionados, tiveram sucesso, arrecadaram, juntos, mais de 130 mil reais e ainda ganharam um pontapé inicial em suas metas para pedalar por mais inclusão pelo país.

Falando em inclusão, pela primeira vez lançamos um canal temático permanente e aberto a qualquer empreendedor, para fortalecer a luta contra a homofobia. Foi o Canal LGBT, que viu, até agora, 7 projetos ganharem vida em diversos formatos. Teve peça de teatro, documentário, websérie, curta, plataforma virtual e centro de acolhimento à vítimas de preconceito. Isso mesmo. Porque representatividade importa!

Recordes

E foi no Canal LGBT que tivemos um projeto batendo o recorde em número de colaboradores na nossa plataforma. Foi o Canal das Bee, que arrecadou mais de 130 mil reais junto com 2187 benfeitores. Um marco para guardar na memória!

Outro recorde do ano 2016 foi em arrecadação num único projeto. #EuSonhoPiracanga arrecadou 208 mil reais para ampliar as terras da ecovila e aumentar a potência da realização de sonhos.

Está vendo quanta coisa boa existe na linha do tempo desse ano?

Realizações

Podemos afirmar também que 2016 reafirmou a importância do Tudo ou Nada para o engajamento da rede na contribuição com os projetos, que aliado às Múltiplas Metas possibilitou que mais projetos ultrapassassem os 100% de arrecadação e batessem outras metas.

E temos múltiplas metas também no Recorrente! Mais uma inovação com selo Benfeitoria!
Atualmente o Recorrente tem 82 campanhas em captação movimentando mais de 60 mil mensais.

E já que estamos falando de números, mantivemos nossa taxa de sucesso em 80%. E ajudamos, com nossa consultoria personalizada e especial, a botar pra fazer mais de 400 projetos, num total de 6.5 milhões de reais arrecadados de mais de 50 mil Benfeitores. E isso só no financiamento pontual. Se juntarmos o Recorrente, em 2016 somamos 7milhões arrecadados em quase 500 campanhas!

O que nos leva, em 5 anos, a um total de impressionantes 100 mil benfeitores, 1000 projetos bem sucedidos, e mais de 15 milhões de reais transformando ideias em ações.

Por tudo isso, podemos dizer que Realização para a Benfeitoria
é viabilizar sonhos e impactar a realidade em que vivemos.

E sendo um ano, uma linha de tempo complexa demais, desejamos que 2017 transborde a linha e seja rede. Uma rede linda de sonhos coletivos que melhorem nossa experiência enquanto sociedade e nos desafiem a ser cada vez mais nossas melhores versões!

A Equipe da Benfeitoria agradece de coração a todos aqueles que contribuíram para que esse ano, de lindas conquistas, fosse possível. E a todos que acreditam nos propósitos da plataforma e dos projetos que escolhem captar com a gente!
Muito Obrigado!

O que é realização para você

Atualização de fim de ano:
Chegou a vez de dar voz aos realizadores que viabilizaram suas ideias junto com a Benfeitoria e fazem parte dessa história. Gravamos algumas entrevistas incríveis e preparamos um vídeo aperitivo pra encerrar o ano com gostinho de Realização. Assista aqui: bit.ly/EuRealizei_Teaser  E aguarde que vem muito mais em 2017.