Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O que é Financiamento Coletivo Recorrente?

O financiamento coletivo recorrente funciona como um clube de assinaturas. Ou seja, é mais indicado para projetos, artistas e outras iniciativas que buscam sustentabilidade financeira e engajamento de rede. Aqui, o apoio é contínuo e as colaborações financeiras acontecem todo mês.

Quais são as vantagens do Recorrente?

    • Pode virar uma fonte de renda mensal para um projeto;
    • Fortalece a divulgação do projeto;
    • Cria uma rede de apoiadores para o projeto;
    • Promove o engajamento de pessoas com o projeto, já que abre um canal direto com aqueles que dão o suporte necessário participando da campanha;

Financiamento Coletivo Pontual vs Recorrente

A dinâmica do crowdfunding Pontual ainda é mais conhecida do que o Recorrente. Mas afinal, você sabe quais são as principais diferenças entre os dois?

  • Meta

No Recorrente, é possível cadastrar diferentes metas, mas não tem o “Tudo ou Nada”. Ou seja, o projeto leva, todo mês, a quantia que arrecadar. Já no Pontual, o projeto só recebe as colaborações financeiras se bater a primeira meta.

  • Colaboração

Ao invés de pontuais, as colaborações financeiras são mensais já que a ideia é potencializar a sustentabilidade financeira do projeto para que ele continue acontecendo.

  • Recompensa

No crowdfunding, é comum as pessoas que apoiam campanhas receberem recompensas como contrapartidas, mesmo simbólicas. Já as campanhas recorrentes, geralmente, não oferecem recompensas para os seus apoiadores. Afinal, enviar mimos e contrapartidas todo mês pode acabar atrapalhando o projeto e a ideia não é essa, né? Maaas, para engajar a rede de colaboradores, muitos projetos oferecem comemorações para cada meta batida. Pode ser um brinde para os assinantes, uma festa, um convite para um workshop…  Aí é hora de soltar a criatividade!

Cases de sucesso que inspiram:

  • Casa 1

A Casa 1 é, atualmente, a maior campanha de crowdfunding no modelo de assinaturas do Brasil! O projeto é um centro de acolhimento de LGBTs expulsos de casa e um Centro Cultural na região central de São Paulo. Ao todo, são mais de 3 mil pessoas colaborando para que as portas da Casa 1 continuem abertas. Quer saber mais sobre o projeto? Clique aqui.

  • Pré Vest Marielle Franco

O Pré-Vestibular Comunitário Marielle Franco também está com uma campanha de financiamento coletivo recorrente no ar! O projeto busca ampliar o acesso ao ensino superior a estudantes de baixa renda, através de aulas gratuitas no Centro do Rio. Com a meta 1 batida, eles conseguem pagar os custos fixos do projeto, como aluguel, IPTU, água e energia. Clique aqui para conferir a campanha.

Você tem um projeto na gaveta e acha que ele se encaixa no crowdfunding Recorrente? Manda a sua ideia pra gente! É só clicar aqui =)

Dica Bônus!

Mais do que arrecadação de dinheiro, um dos principais potenciais do Recorrente é ampliar e fortalecer o engajamento da rede de apoiadores do projeto. É importante manter essas pessoas próximas e engajadas! Afinal, a manutenção dessa rede é o que fará com que as pessoas colaborem no longo prazo! Fazer ações, convidar os assinantes a participarem da construção de um evento colaborativo, oferecer um mimo de tempos em tempos (de 3 em 3 meses por exemplo) são algumas ideias. Os assinantes da campanha precisam saber que eles são importantes para a realização do projeto!