Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

5 dicas para turbinar sua campanha de financiamento coletivo

Você criou seu projeto, colocou no site da Benfeitoria, está satisfeito (a) com a consultoria que recebeu e acha que em uma ou duas semanas vai bater a meta sem dificuldades. Até que você começa a sentir que o marcador não sobe, e a ansiedade/desespero tomam conta. Relaxa, isso pode acontecer com qualquer campanha. É o que chamamos de Vale da arrecadação.

Existem dois momentos de maior força de arrecadação de uma campanha: o início dela – carregando todo o status de novidade – e sua reta final – carregando toda a urgência de quem precisa bater a meta.

No meio desses dois picos, existe um período em que a arrecadação é mais lenta, e a mobilização da rede mais desafiadora. E é comum que o ritmo diminua, porém, com os devidos esforços, é possível SIM sair dessa!

Como já explicamos anteriormente aqui no Blog, para uma campanha ser bem sucedida, durante todas as etapas, alguns passos devem ser seguidos, com planejamento e no tempo certo.

Pensando nisso, chamei nosso time de consultoria e preparamos juntos uma lista especial com dicas para a sua campanha ser um sucesso e sem neuras durante o processo! Confira:

#1 Mapear sua rede é MUITO importante!

Um dos preparativos fundamentais para o sucesso de uma campanha de financiamento coletivo é um bom mapeamento de rede. Mapear rede significa “listar cada uma das pessoas que você acredita que topariam investir no seu projeto e com o quanto apoiariam”.

Você deve estar pensando, “Eu já tenho uma noção de quem vai colaborar”, mas acredite, os oito anos de experiência em financiamento coletivo nos ensinaram que é melhor planejar do que desesperar. Então não basta ficar no achismo, você vai precisar fazer o dever de casa e garantir que durante toda a sua campanha vai, gradualmente, falar com todos que estiverem na sua lista.

Mas não só de nomes se faz um mapeamento de rede. É imprescindível colocar também o contato daquela pessoa, uma estimativa de com quanto você acredita que ela vai contribuir financeiramente e, por fim, seu grau de proximidade com ela. Esse último ponto é importante porque, apesar de você fazer esse mapeamento antes mesmo de lançar a campanha, você não vai abordar todo mundo de uma vez só. De novo, você não vai abordar todo mundo de uma vez só.

REDE PRIMÁRIA

Esse primeiro círculo é formado pelas pessoas mais próximas a você, como familiares, amigos próximos e até aqueles não tão próximos assim, peça contribuição sem medo de ser feliz.

IMPORTANTE! Se você já tem nessa rede primária alguém com potencial de ser embaixador ou polinizador, ou seja, capaz de trazer mais colaboradores para a sua campanha, coloque o nome dessa(s) pessoa(s) em destaque na sua campanha.

Não divulgue nas redes sociais sem antes garantir que você alcançou pelo menos 20% da meta apenas com a colaboração dessas pessoas mais chegadas (rede primária). Para você ter uma ideia, o potencial é tanto que, normalmente, é a rede primária que garante entre 55% e 80% de toda a sua meta. Por isso, é fundamental respeitar o ciclo de divulgação indicado pela consultoria.


REDE SECUNDÁRIA

Seu círculo primário não aguenta mais ouvir e contribuir com a sua campanha? Hora de partir para a próxima etapa! Agora você vai divulgar nas suas redes sociais, Whatsapp, inbox ou Facebook/ Instagram. Para atingir amigos de amigos, família de amigos, colegas mais antigos com os quais você fez um trabalho há um tempo. Lembre-se de apontar um contato e estimar quanto você espera de valor de colaboração desses núcleos.

REDE TERCIÁRIA

Aqui é uma pegada mais abrangente, pessoas que você provavelmente vai precisar escrever um email mais formal ou pedir uma pauta para divulgar seu financiamento coletivo. Fanpages no Facebook, blogs, jornais, revistas, influentes que falam sobre o tema da sua campanha. Muitas campanhas não atingem esse terceiro círculo, porque alcançá-lo significa estourar a bolha, e isso não é tarefa fácil. Mas com planejamento e foco é super possível!

#2 TRAZ + 1

A estratégia #trazmaisum é direcionada para quem já colaborou para a sua campanha. É uma convocação muito simples e factível: se cada um dos benfeitores trouxer mais um colaborador, isso significa dobrar (ou pelo menos dar um super salto) na arrecadação. Vale pai, mãe, irmã, seu dog ou papagaio! Chama todo mundo!

#3 Seja um(a) nerd do financiamento coletivo

Aqui no Blog e nas redes da Benfeitoria você encontra diversos materiais de apoio sobre campanhas, recompensas e tudo sobre o mercado de financiamento coletivo.

Além disso, temos a nossa Universidade do Financiamento Coletivo (UFC), um guia online, gratuito e completo sobre o financiamento coletivo. Clica aqui e cai dentro.

#4 Recompensas Surpresa!

Aqui, o foco é mirabolar e colocar em ação recompensas relâmpago imperdíveis! Vale colocar um número restrito e divulgar como “aproveitem essa oportunidade!” ou “é limitado!”.

#5 Fique atento(a) ao tempo para o lançamento

Quando você inicia o contato com a Benfeitoria, não significa que o seu projeto já está no ar e rodando. Por isso, envie com antecedência do início da sua campanha, para conseguir montar uma boa página e seguir todas as dicas do pessoal da consultoria.

Quanto antes você cadastrar, mais tempo teremos para construir uma campanha com maior potencial de arrecadação.

Então chegou a hora de botar pra fazer! Comece aqui!