Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Crise nos negócios locais: empreendedores apostam no Crowdfunding

Com a crise e suas consequências, Patrícia Paula, sócia de um salão, resolveu criar uma campanha de Crowdfunding como uma ferramenta de ampliação e mobilização de clientes que ainda não conheciam os serviços oferecidos pelo negócio.

Diante desse contexto de isolamento social, muitas pessoas têm olhado para o financiamento coletivo como uma possibilidade para superar essa crise com a força do Coletivo.

Já falamos aqui sobre as dificuldades que negócios locais estão enfrentando durante a pandemia do coronavírus para manterem suas equipes e negócios para, em breve, voltarem a receber clientes e amigos de portas abertas.

Uma delas é a empreendedora Patrícia Paula, sócia do Salão Pati Paula, localizado no Rio de Janeiro. Após anos trabalhando como manicure autônoma e em grandes salões de beleza, Patrícia inaugurou o seu próprio espaço em 2012, no Leblon (RJ). Atualmente, seu salão conta com uma equipe formada por 31 pessoas e teve que fechar as portas temporariamente para seguir as recomendações da OMS.

Para garantir recursos durante período da pandemia, Patrícia criou uma campanha de financiamento coletivo Flex aqui na Benfeitoria e conseguiu arrecadar R$ 22.900,00, com o apoio de 95 pessoas. Através da campanha, era possível garantir vouchers com diversos serviços oferecidos pelo salão de beleza, como depilação, cortes de cabelo e serviços de manicure.

Hoje, vamos compartilhar o #PapoBenfeitor que tivemos com a Patrícia (virtualmente, é claro) sobre a sua experiência com o financiamento coletivo!

Benfeitoria: Você já tinha ouvido falar em financiamento coletivo antes da pandemia da covid-19?

Patrícia: Não, foi através de uma cliente amiga que soube. Ela já tinha familiaridade com financiamento coletivo e me apoiou a montar a campanha.

Benfeitoria: O que te motivou a fazer uma campanha de Crowdfunding?

Patrícia: Facilitar o contato com clientes e não-clientes para buscar doações. Sem esse recurso, não tenho como pagar os 31 funcionários, aluguel, impostos, etc. Não tenho caixa para pagar despesas se o salão não funcionar. A campanha permitiu que minha história de vida fosse contada. Permitiu incluir depoimento de cliente. Nem todos meus clientes conhecem de perto o esforço que tive ao longo da vida para construir os salões. Tudo isso reforça credibilidade e a grande importância da doação. Além disso, a campanha também facilita o recolhimento de recursos com cartão de crédito, parcelamento.

Benfeitoria: Quais foram as suas expectativas quando você criou a campanha?

Patrícia: Que meus clientes se sensibilizem com a gravidade da situação que passamos. E que possamos receber doações para manter os funcionários assistidos e manter as salas.

Benfeitoria: E quais foram os maiores desafios?

Patrícia: Conseguir recursos para manter o negócio. No primeiro mês de campanha conseguimos menos de 20% do total que precisávamos. Muitos clientes também estão em situação difícil e não puderam doar. Com a campanha, tentaremos mobilizar também pessoas que ainda não conhecem nossos serviços.
para fugir da crise, Patrícia escolheu Crowdfunding
Na foto, a empreendedora Patrícia Paula.
Como Patrícia, diversas pessoas que estão à frente de negócios locais estão apostando em medidas como o financiamento coletivo para diminuir os impactos da crise causada pela pandemia da Covid-19 em seus negócios. Confira aqui as campanhas que estão no ar e colabore!