Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

5 passos essenciais para ter uma campanha de sucesso

Listamos 5 passos de ouro para fazer qualquer campanha ter uma arrecadação de sucesso. Vamos lá?

1) Organize suas ideias

O primeiro passo para iniciar qualquer campanha de financiamento coletivo de sucesso é ter organização. Essa é a palavra chave que vai te guiar por todo o processo. Para começar o planejamento, coloque no papel qual é o seu projeto, qual é o seu objetivo com a campanha, quanto você vai precisar arrecadar e quais serão as recompensas que você irá oferecer.

2) Faça o mapeamento de rede

Pode parecer complexo, mas fazer um mapeamento de rede é simples. Anote as seguintes perguntas em um  papel: Quem poderia financiar minha campanha? Quem poderia colaborar financeiramente com o meu projeto?

Os nomes começarão a surgir na sua cabeça e você vai começa-los a dividi-los em REDES DE APOIO.

A Rede de Apoio é dividida em três grupos, Rede primária – família e amigos próximos, Rede secundária; amigos dos seus familiares, colegas de trabalho, faculdade e redes sociais – e por último Mídia e polinizadores. É nessa fase de mapeamento que você sai da bolha. Aqui, você vai listar pessoas que você vai oferecer e falar do seu projeto de uma maneira mais “formal”.

Nessa terceira etapa você pode indicar a campanha para aquele professor de faculdade que você gosta e que tem tudo haver com o seu projeto, ou até mesmo o núcleo de estudo que você fez parte há algum tempo atrás, perfis de Instagram que você gostaria de criar uma parceria, grupos de Facebook e WhatsApp, empresas, marcas e por aí vai. Note, que nessa etapa do mapeamento de rede, você vai listar aquelas pessoas e empresas que você não vai ter domínio.

Ah! E temos uma planilha completa que pode te ajudar nessa etapa, é só pedir para o consultor que estiver te ajudando na construção dos próximos passos da sua campanha.

3) Faça um vídeo

Com as informações da campanha já salvas na plataforma e com o mapeamento de rede pronto, agora chegou a hora de fazer um vídeo da sua campanha. No vídeo, fale da sua campanha, seus objetivos, quais as recompensas da campanha e na edição não se esqueça de colocar o link de colaboração.

Em seguida basta subir o vídeo no Vimeo ou Youtube, insira o link na nossa plataforma e salvar! Temos um roteiro base que pode te ajudar nesse vídeo, caso queira, é só pedir para o consultor.

Além disso, você pode conferir aqui o texto que preparamos sobre a importância dos vídeos em campanhas.

4) Recompensas

Uma campanha de sucesso, deve ter recompensas atrativas ou pode até funcionar como pré-venda do seu produto, caso a sua campanha seja da publicação de um livro, por exemplo.

O ideal é que tenha de 8 a 10 recompensas com valores progressivos. Indicamos que você escolha algumas recompensas para iniciar e, ao longo da sua campanha, vamos lançando novas opções. Dessa forma, você consegue criar conteúdo e gerar engajamento ao longo de toda a campanha, tornando-a mais atrativa.

Dicas de recompensas

São itens simbólicos ou físicos são podem ser oferecidos em troca nas colaborações da sua campanha. Pode ser um e-mail de agradecimento, poesias online, vídeos, posts, ou até mesmo camisas, cartão postal, adesivo, experiências (encontros, oficinas, uma apresentação). Vale usar e abusar da imaginação para montar as recompensas, pois elas são essenciais para o sucesso da sua campanha.

Outra dica importante é evitar fazer recompensas acumulativas, ou seja, cada faixa de recompensa não precisa incluir as opções anteriores, pois isso só torna o seu custo de produção mais caro e, na maioria das vezes, o colaborador só quer uma das opções oferecidas mesmo, sabe?! Então nossa sugestão é fazer alguns combos específicos, mas não deixar todas as opções acumuladas 🙂

Ah! Vale lembrar que o nosso processo de colaboração funciona como um carrinho de compra, então o próprio colaborador pode montar o seu kit em um único pagamento!

5) Verifique todos os itens cadastrados

Reveja todos os itens que você cadastrou, verifique tudo tim-tim-Por-tim-tim para que nenhum detalhe passe desapercebido. Trabalhe com uma margem de tempo e se tiver uma data comemorativa que tem ligação com a sua campanha, lance nessa data. Verifique também se a conta cadastrada está correta e com todos os dígitos. Se está tudo certo, agora é só publicar, e partir pra divulgar bastante a sua campanha com a sua rede que foi mapeada anteriormente.

Quer começar uma campanha? Clica aqui!