Blog da Benfeitoria

Brasil é destaque no Festival de Cannes em 2025

Começa hoje o Festival de Cannes, um dos principais festivais de cinema do mundo. Por isso, é de Cannes que saem os principais filmes da temporada de premiações. Ou seja, o mundo todo fica de olho na seleção de indicados e vencedores da seleção do festival.

Neste ano, o Brasil foi escolhido como país de honra no Marché du Film, o mercado de filmes de Cannes. Isto é, onde produtores e diretores buscam distribuição internacional de seus filmes.

Além disso, também temos diversos filmes brazucas concorrendo às maiores premiações do festival. Bora conhecer os destaques dessa edição?

O agente secreto (Kleber Mendonça Filho)

Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura voltam ao festival apresentando Marcelo, um professor especialista em tecnologia que migra de São Paulo para Recife no carnaval de 1977, buscando deixar para trás um passado violento e misterioso. Contudo, logo percebe que a cidade não é o refúgio que imaginava.

Aliás, “O agente secreto” concorre à Palma de Ouro, principal prêmio do festival. O filme conta também com nomes como Alice Carvalho, Maria Fernanda Candido e Gabriel Leone.

 

Manas (Marianna Brennand)

Marcielle tem 13 anos, é moradora da Ilha de Marajó e está inserida em um meio repleto de violências. Eventualmente, se dá conta de que sua irmã mais velha partiu para longe levada por um homem. Então, Marcielle percebe que está presa em um ambiente marcado pelo sofrimento e, preocupada com o futuro da irmã mais nova, decide confrontar a engrenagem violenta que rege a sua família e as mulheres da sua comunidade.

Ao propósito, a diretora do filme recebe o prêmio Woman in Motion no festival.

 

Para Vigo me voy! (Lírio Ferreira e Karen Harley)

Em uma viagem cinematográfica, o documentário se aprofunda na obra de Cacá Diegues. Além disso, o filme aborda o cineasta fundador  do Cinema Novo que retratou a história e o espírito brasileiros desde 1961 em clássicos como “Bye Bye Brasil”, “Tieta do Agreste” e “Deus é brasileiro”.

Ademais, o filme concorre ao Olho de Ouro.

Gringos para ficar de olhos bem abertos

Além do destaque brasileiro, o festival conta produções internacionais de peso, que concorrem também aos principais prêmios. Confira abaixo:

Nouvelle Vague (Richard Linklater)

O diretor da trilogia de Antes do Amanhecer conta a história de Jean-Luc Godard nos bastidores da gravação de um de seus mais aclamados filmes, Acossado.

 

The history of sound (Oliver Hermanus)

Lionel é um cantor que vai estudar em Boston. Logo depois conhece o estudante de composição David, com quem começa um relacionamento. Anos mais tarde, Lionel se lembra dos tempos passados com David.

Não só o filme conta com Paul Mescal como Lionel como também concorre à Palma de Ouro.

 

O esquema fenício (Wes Anderson)

O magnata Zsa-zsa Korda sofre um acidente aéreo. Nesse sentido, ao voltar para casa, decide nomear sua filha, uma freira, como única herdeira de sua fortuna. Então, os dois embarcam na consolidação de um novo empreendimento. No entanto, wlw se torna alvo de espionagem industrial, intrigas, ataques terroristas e assassinatos.

O elenco conta com Tom Hanks, Michael Cera e Scarlett Johansson, e o filme também disputa a Palma de Ouro.

Financiamento coletivo para cinema independente

Na Benfeitoria, acreditamos que o financiamento coletivo é não apenas uma ponte real entre artistas e público como um meio de viabilizar sonhos. Sabia que já viabilizamos campanhas para grandes festivais de cinema?

Desse modo, Anima Mundi e Festival do Rio já fizeram campanhas com a gente. Estação Net Rio, o cinema carioca queridinho dos filmes indicados também fez sua campanha de financiamento coletivo com a gente – e queremos ir além.

Você é profissional do audiovisual e tem um projeto autoral? Já pensou em financiar seu filme com apoio direto da comunidade? Bora estrear essa campanha aqui.


Curtiu esse conteúdo?

Comenta aqui embaixo quais filmes estão na sua lista!

Sair da versão mobile