Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

10 campanhas de crowdfunding de livros para conhecer

Conheça os projetos literários que usam crowdfunding para alcançar suas metas.

“A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar.” José Saramago

Faço das palavras do escritor lusitano, as minhas. Como um simples  emaranhado de letras, frases e páginas, são capazes de transformar vidas? 

Talvez o mistério esteja nas entrelinhas e na forma como o autores conseguem nos transportar por histórias e universos tão particulares e mágicos. Por esse motivo, o livro sempre foi (e será) o meio mais criativo para realizar viagens interplanetárias – por mundos e pensamentos, sejam eles próximos ou distantes – tudo isso sem sair da casa, dentro do seu mundinho.

Essa é uma das motivações que nós da Benfeitoria também amamos, estar em contato com pessoas e histórias que fazem a diferença. E inspirados por essas e tantas outras ideias interessantes, preparamos uma listinha com as campanhas de gente que também enxerga a leitura como fator transformador, e que encontraram no crowdfunding para livros, uma forma de financiar suas ideias e dar vida a suas obras.

Confira campanhas de crowdfunding para livros que estão ou já passaram por aqui:

#1 Crianças Virtuosas de A a Z

A ideia do projeto – que já arrecadou 21 mil até agora – é da administradora Alua Kopstein que percebeu durante a criação do seu filho, como é importante estimular os valores das crianças ainda na infância. A narrativa da obra apresenta uma virtude para cada letra do alfabeto com ilustrações feitas pelo Pirecco Studio, em conjunto com crianças da Escola de Educação Infantil Marista Menino Jesus, localizada na antiga Vila dos Papeleiros na cidade de Porto Alegre.

A campanha de crowdfunding para livros acontece até o dia 20/09 e conta com a sua colaboração para ganhar as folhas e os olhares dos pequenos.

Clica na foto abaixo e confira de perto o livro e a lista de recompensas. 

Crianças Virtuosas de A a Z

#2 Livros Vivos no Museu

O maior acervo bibliográfico em Antropologia e Ciências humanas de toda a América do Sul precisa de um novo lar. Para isso, foi criada a campanha “Livros Vivos no Museu” com o objetivo custear as obras de reconstrução da Biblioteca Francisca Keller. O espaço já recebeu em menos de um ano um total de 10.500 de itens, resultado das milhares de doações vindas do Brasil e do Exterior.

Até agora, o projeto já arrecadou 73% da meta e conta com o seu apoio para que as obras voltem a ser expostas ao público.

Confira aqui como participar.

#3 Somos Mais Fortes Juntos

E sim, precisamos falar sobre suicídio. O projeto da escritora Juliana Máximo tem como meta principal abrir o diálogo sobre um tema que ainda é tabu para muitos, além de ressaltar o aumento no número de suicídios no município de Marília, a cidade com o maior índice de casos do estado, segundo estudo da Seade.  

Por isso, a autora criou um crowdfunding para lançar o livro “O Mundo Devorou Susana”, que conta a história de uma adolescente que convive diariamente com bullying e violência doméstica.

Com a meta do projeto batida, os livros serão produzidos, e em seguida distribuídos gratuitamente para as bibliotecas das escolas públicas de Marília com o objetivo de conscientizar jovens e adultos sobre o assunto tentar prevenir novos casos.

Você pode colaborar clicando aqui.

#4 RALMANAQUE

Um pensamento de Monteiro Lobato traduz esta campanha: “Humor é a maneira imprevisível, certa e filosófica de ver as coisas”. Motivado por essa ideia, o cartunista Romildo Araújo Lima, também conhecido como RAL, criou a campanha de financiamento coletivo recorrente para publicar  seu blog charges, cartuns e quadrinhos,  que retratam a intolerância e a violência do dia a dia, com um toque de nonsense e bom humor.

A campanha que faz parte da modalidade de crowdfunding recorrente da Benfeitoria, funciona como uma assinatura mensal na qual o colaborador escolhe a quantia que deseja contribuir. Ao final do projeto, em dezembro, os melhores posts serão inseridos em um livro, o RALMANAQUE 2019 e o assinante será convidado a participar do coquetel de lançamento.

Saiba mais sobre a campanha aqui.

#5 Descendo a Babilônia

A história e o cotidiano do Morro da Babilônia (RJ) e de seus moradores pelo o olhar de uma estudante de jornalismo, são tema do livro-reportagem “Descendo a Babilônia”. O livro será escrito no formato de uma grande reportagem, mesclando o passado com o presente, a história do morro e as histórias dos moradores.

O objetivo é criar uma narrativa leve e informativa, e que ao mesmo tempo mostre alguns elementos da literatura para tornar a leitura ainda mais atrativa. Com a meta batida, será feita impressão de exemplares para a banca e instituições locais, como a Escola Dona Percília e a Associação de Moradores.

Amanda Andrade, estudante de jornalismo da Universidade Positivo (Curitiba – PR).

Saiba mais sobre este projeto de crowdfunding  aqui.

#6 Laranjeiras – O Vale do Rio Carioca

José Pougy tem 91 anos e vive nos bairros do Cosme Velho e Laranjeiras há mais de 80. Nove anos depois de sua primeira obra literária, José criou o projeto de crowdfunding para livros para lançar  “Laranjeiras – O Vale do Rio Carioca”, resultado de uma pesquisa histórica sobre a ocupação do bairro. A campanha já arrecadou 50% da meta, e conta com a colaboração dos benfeitores para custear a impressão de 500 exemplares, noite de autógrafos e envio das recompensas.

Conheça mais sobre a campanha aqui.

#7 Bienal do Livro da Quebrada

Mais um exemplo de projeto de crowdfunding recorrente para livros! A campanha foi criada com o intuito de fomentar a literatura para as favelas e periferias, além de democratizar o acesso e oportunidades e trazer ao protagonismo outras narrativas que já foram e estão sendo criadas, mas que ainda não têm um espaço dentro do mercado e universo literário mainstream.

Enquanto a Bienal está sendo construída, a campanha também conta com uma arrecadação e doação de livros – o PROJETO QUEBRADINHAS – ARRECADAÇÃO E DOAÇÃO DE LIVROS – que tem também tem a missão de democratizar a literatura através da doação de livros e outras contribuições que podem tirar esses projetos do papel ou fortalecer os que já estão em execução. Caso a meta seja batida, uma geladeira com livros será colocada em algum comunica escolhida pelos apoiadores.

Clica aqui e colabore mensalmente com a Bienal da Quebrada.

#8 Projeto Arandu Jykre

A ONU elegeu 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas e para ampliar o debate social sobre a valorização dos saberes ancestrais da população indígena, foi criado pela Comissão Organizadora da Feira do Livro de Porto Alegre, o Projeto Arandu Jykre.

A campanha que em Guarani e Kaingang significa sabedoria tem como objetivo mobilizar a sociedade a doar R$ 30,00 em bônus-livros, a cada um dos mais de 7 mil alunos indígenas do Rio Grande do Sul, e todos os seus professores. Até agora, 50 Benfeitores já contribuíram! E para que esse projeto ganhe vida, contamos com a sua participação é fundamental para esse projeto ganhar vida.

Clique aqui e participe!

#9 Autogestão Sociocracia

Assim como a Benfeitoria, esse projeto também acredita 100% na potência da colaboração, e tem como objetivo principal produzir,publicar e traduzir 3 mil exemplares do livro Many Voices One Song. A obra conta com diagramas, exemplos práticos e relatos de casos reais, escritos por Ted Rau e Jerry Koch-Gonzalez, fundadores da Sociocracy For All (SoFA) – uma organização sem fins lucrativos criada para difundir a Sociocracia pelo mundo.

O valor arrecadado com a campanha de crowdfunding servirá para cobrir os custos de tradução, editoração, marketing, recompensas e demais papéis remunerados para realização do projeto.

Saiba mais sobre a campanha aqui.

#10 Canto Livro de Música e Literatura

E para encerrar a lista, escolhemos um projeto ligado a música, o “Canto Livro de Música e Literatura”, campanha de crowdfunding recorrente para livros que tem como principal compromisso fazer com que as pessoas leiam mais e melhor. Para que isso aconteça, eles irão realizar shows gratuitos e bimestrais, pela Grande São Paulo, com o objetivo de garantir o maior acesso possível daqueles que têm poucas opções culturais disponíveis. O show também é uma ação para instigar a curiosidade e sensibilizar o jovem para a leitura.

O Canto Livro vem desde 2006 circulando pelo Brasil com shows e oficinas nos mais diversos espaços: SESCs, bibliotecas, livrarias, escolas, teatros, museus, feiras literárias, universidades, e conta com a sua colaboração para continuar espalhando arte, música e claro…muita leitura!

Clica no banner e fica por dentro do projeto. =)