Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Por que adicionar vídeos na minha campanha?

Na Benfeitoria, os vídeos de campanha são obrigatórios e vamos te explicar os motivos.

Luz, câmera e ação! Você já se perguntou o quanto é importante a produção de vídeos para a divulgação, engajamento e sucesso da sua campanha?

Na Benfeitoria, campanhas com vídeos tem 5x mais potencial de arrecadação. Outro exemplo do poder de alcance desse tipo de mídia é o engajamento no Instagram. Segundo pesquisa realizada pelas empresas HubSpot e Mention, as postagens em vídeos recebem duas vezes mais engajamento do que outros formatos de publicação disponíveis na ferramenta.

Além disso, o vídeo torna sua campanha mais convidativa, descritiva e passa maior confiança para possíveis colaboradores. Também é por meio dele que a maioria dos apoiadores conhecem melhor sua proposta, se envolvem com a causa e colaboram,

Em contra partida, campanhas sem o vídeo arrecadam menos. Ao longo desses 8 anos de experiência em Crowdfunding, vimos que a falta de clareza sobre a dinâmica do financiamento coletivo no vídeo, causa um impacto negativo na arrecadação da campanha.

Por não ter nenhuma informação visual e roteiro, o colaborador (que não conhece o realizador diretamente), se sente inseguro em apoiar a campanha e acaba optando por não contribuir.

Mas calma, informação demais também assusta. Nossos dados mostram que o tempo médio assistido em vídeos é de, no máximo, 03 minutos. Quando o vídeo ultrapassa esse tempo, a média de tempo de visualização dos usuários é de 60% do tempo. Por isso, colocar um vídeo longo na sua campanha é assumir que boa parte dos colaboradores vão abandonar no meio, e com isso, perder informações importantes sobre a sua campanha.

Então anota aí as nossas dicas para você fazer bonito no vídeo da sua campanha:

NUNCA esqueça de explicar nos vídeos o que é e como funciona o financiamento coletivo.

Como a dinâmica é recente, algumas pessoas podem não conhecer/como funciona o Crowdfunding. Por isso, é essencial explicar como funciona, o que é o tudo ou nada e falar da relação ganha-ganha (citando algumas recompensas), pois assim as pessoas se sentem mais confortáveis a colaborar.

Seu celular é seu melhor aliado.

O vídeo pode ser bem simples, gravado no celular mesmo. Dê preferência para locais bem iluminados e silenciosos. Se você tiver um tripé, melhor ainda. =)

Dê voz ao roteirista que existe em você.

Traduza o propósito da sua campanha de forma apaixonada – ela inspira! Vídeos que seguem essa estrutura de roteiro têm 5 vezes mais potencial de arrecadação.  Apresente-se e diga o que deseja realizar. Deixe claro o objetivo do projeto usando o argumento que tem maior apelo emocional – isso atrai colaboradores. Não esqueça de mencionar como e quando ele será realizado e cite quem está envolvido no projeto.

Comente sobre a dinâmica do tudo ou nada para garantir transparência: Se o projeto chegar aos 100% ele é realizado e os colaboradores ganham as recompensas. Caso contrário, o dinheiro volta para as mãos dos colaboradores. Para deixar ainda mais convidativo, apresente ao menos uma das recompensas do projeto como exemplo.

Não use o termo “doação” ou “ajuda”. A Benfeitoria é ganha-ganha, por isso use “colabore, faça parte ou contribua!”.

Indique o onde a pessoa deve fazer a colaboração, chamando para a site da Benfeitoria, não esqueça de incluir o endereço na legenda. Exemplo: www.benfeitoria.com/nomedoprojeto.

Para inspirar, separamos alguns exemplos de vídeos de campanhas que já passaram por aqui. Confira:

Do Absurdo – gravação CD Isabela Morais

Primeiro álbum da cantora Isabela Morais, com composições próprias em parceria com poetas e regravações de compositores contemporâneos.

Janela Internacional de Cinema do Recife

A cada edição, o festival retrata um recorte da vida em sociedade, de filmes feitos em todo o mundo, principalmente no Nordeste e do Recife.

Cadê o Cabelo da Mamãe?!

O livro infantil “Cadê o Cabelo da Mamãe”, voltado a crianças de 3 – 5 anos de idade, nasceu com o intuito de auxiliar crianças no entendimento quanto ao adoecer oncológico de mães e outras possíveis pessoas com as quais mantêm conexões afetivas.

Escola Waldorf Querubim: salinha nova!

A Escola Waldorf Querubim é uma escola associativa, sem fins lucrativos, em Diamantina-MG que criou uma campanha para reformar o espaço da salinha do 1º andar.

Dicas anotadas? Agora é hora de #BotarPraFazer, gravar seu vídeo e colocar sua campanha no ar. Quando o material estiver pronto, basta enviar para a gente por aqui.