Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Espanta esse medo! Superando as inseguranças na hora de lançar seu projeto

Lançar um projeto ou dar vida a uma ideia é uma daquelas experiências que empolgam e dão frio na barriga ao mesmo tempo, né?  Afinal, transformar um sonho em realidade exige coragem e um bocado de planejamento. Logo, é natural que realizadores enfrentem inseguranças e dúvidas ao longo do caminho, e, entre elas, como atrair apoio e recursos para a empreitada.

A boa notícia é que o financiamento coletivo tá aí pra isso! Com uma vaquinha online ou um projeto de crowdfunding, você pode mobilizar pessoas que compartilham do seu sonho e querem vê-lo acontecer. E se alguns receios aparecerem pelo caminho, não se preocupe – eles são super normais e, a maior parte deles, têm solução!

Aqui estão alguns dos medos mais frequentes e dicas de como superá-los para fazer seu projeto decolar!

1. Medo de Críticas

Críticas podem ser boas oportunidades! Segundo um estudo da Harvard Business Review, de 2019, apontou que 72%* dos empreendedores consideram o feedback essencial para aprimorar seus projetos. Assim, analise as críticas: se elas forem construtivas, aproveite para melhorar sua campanha; se não fizerem sentido, mantenha o foco no que realmente importa.

72%* dos empreendedores consideram o feedback essencial para aprimorar seus projetos.

2. Medo de Não Conseguir tirar o projeto do Papel

Se você não tentar, nunca vai saber do que é capaz!

Existem algumas ferramentas e plataformas colaborativas, como plataformas de financiamento coletivo e vaquinhas, editais, fóruns de dúvidas e discussões para ajudar nesse processo. Aliás, Benfeitoria, você pode não só levantar os fundos necessários para seu projeto, mas também se conectar com uma comunidade engajada de apoiadores!

Obs: Medo de pedir dinheiro?

O que você precisa lembrar é que o apoio a um projeto não é apenas uma transação financeira; é uma oportunidade para se envolver em algo significativo e transformador. É uma relação de ganha-ganha e há todo um mercado de investidores, de olho nisso!

3. Medo de ninguém te apoiar

Alguém sempre vai acreditar em você (nem que seja você mesmo ou sua mãe!).


Lembre-se de que muitas campanhas começam com o apoio de familiares e amigos. Projetos que têm uma base de apoio primária têm até 50% mais chances de sucesso na Benfeitoria! E por fim, use as redes sociais a seu favor para divulgar e alcançar novos apoiadores.

4. Medo de não Atingir a Meta

Definir uma meta clara, objetiva e realista é essencial para o sucesso de um crowdfunding. Por isso, planejamento é fundamental. Na Benfeitoria, nosso time de Relacionamento e Consultoria pode te ajudar a definir metas progressivas ideais para o seu projeto. Além disso, na nossa plataforma, você pode optar por lançar sua campanha no modelo Flex. Assim, você recebe o valor arrecadado mesmo que a meta final não seja atingida.

5. Medo de Ridicularização

Apesar de parecer ‘irracional’, o medo do ridículo é muito comum. Porém, quando a ‘nóia’ bater, pergunte-se: porque ririam de você ou da sua ideia? Você vai perceber que essa preocupação não faz muito sentido…. Por fim, seja fiel aos seus ideais e não se preocupe tanto com o que os outros vão pensar. 

6. Medo de se Perder no Processo

Organizar e gerenciar uma campanha de financiamento coletiva pode ser trabalhoso e desafiador, mas você não precisa fazer isso sozinho. Peça ajuda a amigos, familiares e referências, fale com pessoas que já fizeram vaquinha e com especialistas em financiamento coletivo. Na Benfeitoria, por exemplo, a equipe de Relacionamento e Consultoria está sempre pronta para apoiar realizadores e responder a dúvidas.

7. E o Medo de Dar Certo?

O medo de dar certo é mais frequente do que parece e, muitas vezes, envolve aquela autossabotagem que surge junto com as responsabilidades e mudanças que o sucesso pode trazer. Afinal, mais apoio significa mais visibilidade, expectativas e desafios. Mas, acredite no seu potencial e confie que, assim como sua ideia, você também está pronto(a) para os próximos passos!

O medo é uma reação natural, mas ele não pode te paralisar.

Conclusão

O medo é uma reação natural, mas ele não pode paralisar suas ações. Cada receio é uma oportunidade de reflexão e crescimento. Respire fundo, divida as etapas do processo e confie em você. Grandes projetos começam com o primeiro passo – então, dê o seu e abrace o que vier!

Navegue na nossa plataforma e busque inspirações de campanhas que já alcançaram o sucesso!