Rio Capital Mundial do Livro | Como participar
No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, o Rio de Janeiro passa a sediar a Capital Mundial do Livro. O título é concedido pela Unesco, braço da ONU (Organização das Nações Unidas) para promoção de educação e cultura.
Esse é um feito inédito: pela primeira vez, em 25 anos, esse título é atribuído a uma cidade de língua portuguesa.
Rio Capital Mundial do Livro 2025
Para além do incentivo de R$ 5,1 milhões em editais de fomento à literatura, a Prefeitura do Rio de Janeiro anuncia uma grande programação em comemoração.
Começando pela cerimônia de abertura, no Teatro Carlos Gomes, a cidade será ocupada não somente eventos literários, mas também locais públicos, escolas, bibliotecas, livrarias, museus e centros culturais durante 12 meses.
Conheça destaques da programação
- Bienal do Livro: acontece entre os dias 13 e 22 de junho no Riocentro. Garanta seu ingresso aqui;
- Noite com Livros: rodas de leitura noite a dentro este mês, em setembro e novembro;
- Book Parade: exposição ao ar livre nos mesmos moldes da Cow Parade celebrará a literatura nas ruas da cidade;
- Rio de Livros: balcões para troca de livros em estações de trem, metrô e BRT;
- Academia Editorial Jr: em junho acontece capacitação de jovens para o mercado editorial;
- Primeira edição do Prêmio Jabuti Carioca: Premiação literária destacará autores e obras do Rio de Janeiro. Saiba mais sobre aqui;
- Flip (Feira Literária Internacional de Paraty): de 30/07 a 03/08 rola uma das maiores e mais importantes feiras literárias do país. Participe aqui;
- FLISC (Feira Literária de Santa Cruz): Feira que promove a literatura na Zona Oeste do Rio acontecerá em setembro;
- FLIST (Feira Literária de Santa Teresa): de 17 a 18 de maio, a Flist acontece no Centro Cultural Gloria Maria (antigo Parque das Ruínas).
Como apoiar a literatura independente no Brasil?
Você também pode fazer parte desse movimento!
Aqui na Benfeitoria, a gente não só acredita no poder transformador da literatura, como também viabiliza sonhos através do financiamento coletivo.
Além de promover o cenário literário independente com programas como Escritores Independentes, Vozes Literárias (nossa rede de criadores de conteúdo do nicho literário está com inscrições abertas até 30/04) e laboratórios de capacitação, nós botamos para fazer!
Diversos sonhos puderam se tornar realidade através do crowdfunding oferecido pela nossa plataforma. Conheça os livros que fizeram campanhas na Benfeitoria:
Marielle Franco – Uma fotobiografia
Com cerca de 70 fotos, algumas raras e inéditas, e trechos de falas, entrevistas e discursos, o livro retrata, na própria voz de Marielle, a sua trajetória política e as suas lutas por justiça social. A curadoria de imagem é assinada pelos fotógrafos Mayara Donaria, Bernardo Guerreiro, Thaís Rocha, Wilson da Costa e Marcelo Brodsky, enquanto os textos foram organizados por Sergio Cohn e Melina de Lima.
Box Trilogia do Templo – Zé Rodrix
A trilogia sobre maçonaria formada pelos livros “Johaben: Diário de um Construtor do Templo”, “Zorobabel: Reconstruindo o Templo” e “Esquin de Floyrac: O fim do Templo” foi escrita pelo grande artista Zé Rodrix. Ele foi um músico, compositor e escritor brasileiro, conhecido por seu papel fundamental no movimento conhecido como “rock rural”. É conhecido pela parceria com Milton Nascimento, Elis Regina e pelos jingles inconfundíveis no imaginário brasileiro.
Verty Society
No ano 2400, a Terra tornou-se Verty, um planeta sob o domínio absoluto do Rei X — um líder devoto ao deus Eros e fiel a valores tradicionais, onde amor, identidade e liberdade são moldados por dogmas intransponíveis. Shell, sua filha adotiva que nunca se sentiu parte desse mundo, e se une ao grupo dos Sete como resistência. Porém, no seu aniversário, ela e seu grupo são aprisionados em um ritual obscuro transmitido em tempo real para toda a galáxia.
Verty Society é uma ficção distópica que vai além da narrativa: é um manifesto em defesa da diversidade, liberdade e inclusão. Com uma trama envolvente e provocadora, o livro questiona os rumos da humanidade e propõe uma urgente reflexão sobre o futuro que estamos construindo. Esse projeto ainda está em campanha! Apoie aqui.
Belchior – Viver é melhor que sonhar
O livro narra a trajetória do cantor e compositor Belchior, e busca compreender as motivações que o fizeram viver seus últimos dez anos em exílio. Dono de um repertório inigualável, o artista filósofo latino-americano ao completar 60 anos, deixou tudo isso para trás, rumo a uma jornada incerta, que terminaria com a sua morte dez anos depois.
Quer fazer parte dessa transformação?
Apoie, divulgue ou crie sua própria campanha na Benfeitoria e ajude a fortalecer a literatura brasileira. Clique aqui para começar!
Comentários
Deixar um comentário