Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Crowdfunding para livros: como funciona?

O crowdfunding virou uma alternativa para lançamentos de livros. Cada vez mais, autores, escritores e pessoas que amam contar histórias e querem dividi-las com o mundo procuram a ferramenta, também conhecida como financiamento coletivo, para tirar projetos da gaveta. Afinal, com a crise do mercado editorial brasileiro no ano passado, editoras diminuíram tiragens e cortaram lançamentos de 2018 e 2019. Nesse cenário, ficou ainda mais difícil contar com essa forma de financiamento para produção de livros e obras independentes.  

E é aí que o crowdfunding entra…

Já falamos por aqui como o financiamento coletivo também é uma forma de resistir e incentivar a cultura. Durante a história da Benfeitoria, conhecemos diversas pessoas que buscaram o crowdfunding para publicar seus livros e suas histórias. Ao todo, já tivemos mais de 100 projetos bem sucedidos com esse tema, arrecadando aproximadamente R$ 1.800.000,00 através da mobilização de 14 mil pessoas. Ou seja, quase 2 milhões de reais!!

Mas você pode estar se perguntando: será que o crowdfunding é uma boa alternativa para o meu projeto? Vamos te dar 3 motivos que mostram que a resposta é sim!

  • Menos risco

O crowdfunding pode funcionar como uma pré-venda do seu livro. Como você precisa que pessoas colaborem com a sua campanha, essa mobilização acaba virando um termômetro do interesse que as pessoas têm na sua ideia. Já imaginou investir a sua grana em um livro que pode não vender tão bem depois? Você provavelmente sairia no prejuízo. No financiamento coletivo, não tem esse risco, já que galera já abraçou a sua ideia antes mesmo de começar a produção.

  • Engaja a sua rede

Uma das potências do crowdfunding é juntar a galera para apoiar uma ideia. Seus colaboradores vão ter diferentes perfis e isso é normal. Algumas pessoas vão participar para comprar seu livro, outras irão apoiar porque curtiram o tema do seu livro… E tem aquelas que amam o seu trabalho e vão adorar fazer parte dele! Esse sentimento de “cheguei junto” é muito poderoso! 

  • Ajuda na divulgação 

Para bater a meta, é fundamental que você divulgue a sua campanha. Ou seja, você começa a divulgar o seu livro antes que ele seja lançado, contando a sua história para o mundo!

Histórias que passaram pela Benfeitoria 

A Bambual Editora é entusiasta do modelo crowd para lançar seus livros! Suas campanhas já arrecadaram mais 200 mil reais. Para Isabel Valle, publisher da Bambual, é uma experiência “sempre tensa e emocionante”. Para Isabel, um dos principais desafios de uma campanha de financiamento coletivo é entender como comunicar a sua ideia e alcançar o público certo para gerar engajamento. Ou seja, a dica da Isabel para quem tá começando agora é:

“Identificar muito, muito bem o público que se interessará pelo livro e preparar a comunicação toda para esse público”.

O livro Água Comovida também passou pela plataforma, batendo todas as metas da campanha para contar a história de uma menina que vivia em plena seca do sertão do Cariri e de seu desejo por gerar vida. Um projeto abraçado por 250 pessoas!

Como funciona?

O crowdfunding é mais do que uma vaquinha online! É um convite para que as pessoas abracem o seu projeto e colaborem para que ele aconteça. Cada campanha possui metas financeiras e uma série de recompensas que funcionam como contrapartidas para pessoas que apoiam o projeto. Afinal, a relação é ganha-ganha. Aqui na Benfeitoria, é Tudo ou Nada! Ou seja, se bater a primeira meta, você leva o que arrecadar. Caso a meta não seja batida, a gente estorna os valores das colaborações e ninguém sai perdendo. 

Agora que você já sabe como o crowdfunding funciona, vem começar o rascunho da sua campanha! É só clicar aqui