Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Marcha das Margaridas chega a sua 6ª edição

O florescer de milhares de mulheres a favor de uma sociedade livre

Entre os dias 13 e 14 de agosto – mulheres do campo, da floresta e das águas – marcham juntas rumo à Esplanada dos Ministérios, em Brasília/DF, em defesa de direitos igualitários, dentro e fora do campo, contra a violência, racismo e todos os retrocesso sociais. Desde o seu surgimento, em 2000, a Marcha das Margaridas vem se construindo como a maior e mais efetiva ação de luta feita por mulheres e para mulheres. E este ano, mostrou novamente sua força ao arrecadar aproximadamente R$ 130 mil reais via financiamento coletivo.

Mas vamos voltar um pouquinho pra explicar onde tudo isso começa. Antes do Ato oficial, em agosto, a semente da Marcha das Margaridas é plantada ao longo de 4 anos (entre uma edição e outra). E é nesse caminhar, que a construção acontece!

As caravanas se reúnem nas comunidades rurais para refletir, debater e propor sobre seus desafios e anseios. O nome do projeto tem história e chama Margarida Maria Alves, líder sindical assassinada em 12 de agosto de 1983, por defender os direitos de trabalhadores rurais.

Já falamos aqui no blog, como o financiamento coletivo pode ser também uma ferramenta de luta, mobilização e de resistência! Para fazer com que a Marcha das Margaridas fosse ainda mais potente esse ano, o projeto lançou uma campanha de crowdfunding aqui na Benfeitoria que recebeu o apoio de 1.120 pessoas!

Além disso, todo o dinheiro arrecadado será usado para despesas, incluindo locação de espaço, saúde, alimentação, divulgação, comunicação, e claro, dos custos de deslocamento das Margaridas dos campos e das florestas para Brasília. Você pode conferir todo o cronograma de despesas aqui.

A Marcha contará com a participação da atriz Letícia Sabatella, painéis e diversas atividades coletivas, até a parada final, nas proximidades do Congresso Nacional.

Somos TODES margaridas!